Somos uma loja de utilidades, presentes e lustres e queremos com esse blog nos aproximarmos de você, nosso cliente e amigo, trazendo para vocês muitas dicas de cozinha, limpeza, organização e claro, muitas receitinhas deliciosas.

domingo, 26 de junho de 2011

CUPCAKE DE FUBÁ E GOIABADA

Foto: chocolatria.com
Passeando por esse site que é tudo de bom, www.chocolatria.com, não resisti à tentação de copiar essa receita deste cupcake que tem tudo a ver com essa época de Festas Juninas, feita de fubá e goiabada mole!



Ingredientes:
  • 120ml de óleo de girassol
  • 2 ovos grandes
  • 150g de açúcar
  • 120ml de suco de laranja
  • 145g de farinha de trigo peneirada
  • 100 g de fubá
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • raspas da casca de 2 laranjas

Para a cobertura de goiabada:
  • Cerca de 250 g de goiabada lisa, cortada em quadradinhos
  • Suco de 1 laranja bahia – ou qualquer outra que tiver em mãos

Modo de Fazer:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Disponha as forminhas de papel na fôrma de muffin ou cupcake. Em uma tigela grande, misture o óleo, os ovos, o açúcar e o suco de laranja. Adicione a farinha, o fubá, o fermento, o sal e as raspas de laranja. 
Bata gentilmente até misturar os ingredientes.
Coloque a massa nas forminhas de papel, preenchendo cerca de 3/4 da capacidade desta. Leve para assar por cerca de 15-20 minutos, ou até que esteja seca ao espetar um palito de dente.
Foto: chocolatria.com

Para fazer a cobertura, é só levar o suco de laranja e a goiabada ao fogo, em uma panelinha de fundo grosso. Após levantar fervura, abaixe o fogo e mexa constantemente até obter o ponto desejado de goiabada mole. Aplique a cobertura morna sobre o bolo ou cupcake. À medida que vai esfriando, a cobertura tende a firmar.
Dica: Você pode decorar com aquelas bolinhas prateadas de açúcar. Dá um charme especial!
PRODUTOS RELACIONADOS QUE VOCÊ ENCONTRA NA GRANDLAR


PÃO DE LEITE DE LIQUIDIFICADOR



Uma receitinha rápida, fácil e deliciosa de pão caseiro para um delicioso café da manhã ou lanche da tarde!!


Massa
1 1/2 tablete(s) de fermento biológico fresco
1/2 xícara(s) (chá) de açúcar
1 xícara(s) (chá) de leite morno(a)
1 unidade(s) de ovo
1/2 xícara(s) (chá) de óleo de soja Sadia
1 colher(es) (chá) de sal
1/2 kg de farinha de trigo

Preparo
Bata no liquidificador  os seis primeiros ingredientes e despeje sobre a farinha de trigo que deve estar em outra tigela.
Misture bem e despeje numa forma de pão, untada e enfarinhada. Deixe crescer por volta de quarenta minutos e asse. Se preferir um pão mais doce aumente o açúcar em mais uma xícara.



PRODUTOS RELACIONADOS QUE VOCÊ ENCONTRA NA GRANDLAR





FORMAS DE PÃO NIGRO
ALUMÍNIO - TAM. P, M e G




FORMAS DE PÃO MARCOLAR
ALUMÍNIO - TAM. Nº1, 2 e 3

sábado, 25 de junho de 2011

COMO GUARDAR E ORGANIZAR BRINQUEDOS

Brinquedos, livros, material escolar, tudo isso costuma ficar espalhado pelo quarto de suas crianças. A bagunça é contornável quando você ensina seus filhos a se organizar.Tenha paciência e bole estratégias práticas para tornar a arrumação mais agradável para os pequenos.


1. Delimite espaços
Divida o quarto das crianças em diversas áreas para atividades variadas. Separe espaços próprios para leitura, trabalhos manuais e artes, tarefas escolares, brincadeiras, roupas, computador entre outros, dependendo dos interesses de seus filhos. Isso faz com que todos os objetos e equipamentos relativos à atividade fiquem localizados em uma parte distinta do ambiente.


2. Descarte de brinquedos velhos
 Aproveite época de aniversários e Natal, quando as crianças estão mais envolvidas com os presentes que acabaram de ganhar e separe os brinquedos velhos e que não são mais usados para doação. 


3. Miudezas, figurinhas e revistasGuarde as coisas miúdas, as figurinhas e as revistas em um suporte plástico pregado atrás da porta e ao alcance das mãos das crianças. Os bichinhos de pelúcia ficam bem locados em uma sacola de náilon presa à cabeceira da cama.
Use caixas de plástico transparente e coloridas para guardar brinquedos pequenos nas prateleiras. Elas deixam tudo em ordem e seus filhos podem ver o que está dentro delas sem precisar abrí-las. Se preferir use caixas forradas de tecido com etiquetas Ensine seus filhos a pegar um brinquedo de cada vez.








4. Brinquedos e revistas
Ao organizar brinquedos, leve em conta que eles devem ficar visíveis e acessíveis. Prefira prateleiras, caixas com laterais transparentes ou caixas com etiquetas para guardar os brinquedos, assim seus filhos podem encontrar o que querem, sem precisar tirar tudo do lugar. Guarde os brinquedos mais caros ou sofisticados em um lugar onde somente você tenha acesso. Assim as crianças terão que pedir permissão para utilizá-los.

As revistas ou mesmos livros e apostilas devem ser organizadas em pé, dentro de porta-revistas identificados por assunto.

5. Jogos e quebra-cabeças
Empilhe os jogos e quebra-cabeças nas prateleiras se as caixas estiverem em boas condições. Se não for o caso, utilize potes para guardar as peças e coloque um rótulo com o nome do jogo.
No caso de não haver prateleiras, utilize contêineres que podem ser unidos e alinhados ao longo da parede. Neles você pode guardar os livros e jogos, além dos brinquedos.
Dica
Utilize rótulos com figuras para as crianças menores. Dessa forma você as ajuda a exercitar a memória e adquirir habilidades.


Fonte: http://www.organizesuavida.com.br


PRODUTOS RELACIONADOS QUE VOCÊ ENCONTRA NA GRANDLAR



Caixas Sanremo - diversos tamanhos e formatos

sexta-feira, 17 de junho de 2011

USANDO O BICARBONATO DE SÓDIO NA LIMPEZA

O bicarbonato de sódio pode ser um forte aliado na faxina. Serve para limpar o fogão, tirar odores da geladeiras e comida do fundo da panela. São várias utilidades que este pó branco milagroso tem. 
Confira:




1. Remoção de odores da geladeira ou freezer
Utilize uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para meio litro de água morna. Utilizando um pano, limpe as paredes e prateleiras. Em geladeiras sem sistema frost-free, espere o degelo para fazer a limpeza. Depois, passe outro pano para secar. O mesmo processo pode ser feito com embalagens de plástico.

2. Potes, panelas e utensílios de cozinha
Limpe graxa e alimentos incrustados em assadeiras umedecendo-as com água quente e borrifando bicarbonato de sódio. Deixe descansar por uma hora e esfregue com uma esponja. Para soltar alimentos assados ou ressecados de panelas, ferva água e bicarbonato de sódio em fogo baixo nas panelas. Quando o alimento se soltar, deixe a panela esfriar e limpe-a.

3. Manchas de panela antiaderente
Ferva uma xícara de água, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 1/2 xícara de alvejante na panela por vários minutos. Lave a panela como de costume.

4. Limpeza de utensílios de aço inox
Eles podem ser limpos com bicarbonato dissolvido em água ou borrifado diretamente em uma esponja ou pano de limpeza. Basta esfregar a superfície. Depois, enxágue-a e esfregue-a suavemente com camurça para secar.

5. Limpeza de pisos
Limpe pisos cerâmicos com 1/2 xícara de bicarbonato de sódio em um balde de água morna. Use um esfregão com a solução e depois enxágue o piso. Remova marcas pretas de salto de sapato sobre pisos de linóleo ou vinil com uma esponja dupla face umedecida e mergulhada em bicarbonato de sódio.

6. Limpeza de forno
Para uma limpeza completa, deixe uma xícara de amoníaco em um forno frio e fechado durante a noite para soltar a sujeira. Pela manhã, limpe o amoníaco. Depois, limpe as superfícies com bicarbonato de sódio.

7. Manchas de café, chá e ferrugem
Para limpar chaleiras e filtros de cafeteiras, encha com água, adicione duas ou três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e ferva por um período de 10 a 15 minutos. Depois que o utensílio esfriar, esfregue e enxágue-o completamente. Mergulhe uma esponja umedecida em bicarbonato de sódio e esfregue as manchas de café e chá das xícaras. Manchas difíceis podem requerer também um pouco de sal. Para remover manchas de ferrugem em chaleiras, encha a chaleira de água e adicione duas colheres (de sopa) de bicarbonato de sódio e suco de meio limão. Ferva a solução em fogo baixo por 15 minutos e depois enxágue a chaleira.

8. Prevenção e eliminação de entupimentos
Para evitar entupimentos, despeje periodicamente 1/2 xícara de bicarbonato de sódio no ralo de sua pia, seguido de água quente. O bicarbonato de sódio e o vinagre formarão uma espuma que limpará o dreno e ajudará a evitar entupimentos. Use 1/2 xícara de bicarbonato de sódio, seguido de uma xícara de vinagre. Quando a espuma diminuir, enxágue o dreno com água quente.

9. Lixo e tábua de carne
Esfregue a tábua de carne de madeira com bicarbonato de sódio para remover odores. Reduza o odor de latas de lixo borrifando bicarbonato cada vez que adicionar lixo. Lave e desodorize periodicamente as latas de lixo com uma solução de uma xícara de bicarbonato de sódio para cada 3,5 litros de água.

10. Carpetes e mofo
Para retirar o mau cheiro de carpetes e tapetes, basta pulverizar bicarbonato e aspirar em seguida. Para retirar mofo, utilize solução de água e bicarbonato para limpar a superfície. Quanto mais frágil for a superfície, menos bicarbonato deve ser utilizado na mistura.

11. Lavar roupa
Adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio ao sabão em pó na hora de lavar roupas brancas. O produto ajuda a tirar as manchas.

12. Gordura
Use esta solução caseira para eliminar depósitos de gordura de fornos, painéis traseiros de pias ou superfícies esmaltadas polidas: 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio; 1/2 xícara de vinagre branco; 1 xícara de amoníaco; 3,5 litros de água quente. Cuidado: sempre use luvas de borracha e trabalhe em uma área bem ventilada.

13. Esponjas e panos de limpeza
Deixe panos de limpeza e esponjas mergulhados em solução de água com bicarbonato de sódio durante a noite.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

CUPCAKES - PASSO A PASSO

Conheci há poucas semanas um blog muito interessante, bonito e com comidinhas deliciosas -  The Cookie Shop, e achei muito legal a matéria de como preparar os famosos cupcakes que estão em evidência ultimamente.
Então vamos `as dicas do blog: http://thecookieshop.wordpress.com 
Aproveitem para conhecer esse delicioso blog!

CUPCAKES - PASSO A PASSO!


"Primeiro de tudo: não existe uma receita específica de cupcake – ele nada mais é do que um bolo assado em forminhas de papel e coberto com o glacê ou cobertura da sua preferência. Existem receitas que se prestam mais a serem assadas em forminhas pequenas, ficam mais bonitas, mais redondinhas em cima, mais úmidas – mas de forma geral, a regra é usar uma receita de bolo gostosa e que você esteja acostumado a fazer.
Vamos agora dissecar um “espécime”? 
Foi escolhido um bolinho de baunilha, cobertura de buttercream de frutas vermelhas e recheio de geléia de frutas vermelhas. Mas poderia ser um bolinho de chocolate, com recheio e cobertura de brigadeiro. Ou até mesmo um bolinho de nozes, recheio de doce de leite e cobertura de marshmallow. Se você abrir seu caderno de receitas (ou o da sua mãe ou avó) aposto que vai encontrar todos os elementos que irão compor sua criação. Segue a receita:
Bolinho de baunilha (rende mais ou menos 15 cupcakes)
  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 100g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • 3/4 de xícara mais 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 2 ovos
  • 3/4 xícara de leite
Material necessário:
  • forminhas de papel no. 0, ou especiais para cupcakes (eu uso da marca Mago)
  • Forma de metal especial para muffins, ou forminhas de metal para empada (tem que caber a forminha de papel dentro, sem ficar justo)
  • grade para esfriar os bolinhos (se não tiver, use o seu escorredor de pratos)

Preaqueça o seu forno a 180°. Coloque uma forminha de papel em cada cavidade da forma de muffins, ou nas forminhas de empada.
Numa tigela, peneire a farinha, fermento e sal. Reserve.
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até ficar claro e fofo. Junte a baunilha e os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição.
Em velocidade baixa, junte a farinha em três adições, intercalando com o leite (termine com a farinha) e misture até ficar homogêneo. Não bata demais.
Com a ajuda de uma colher de sopa, encha as forminhas até 2/3 cheias:

Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, ou até um palito sair seco quando espetado nos bolinhos. Assim que sair do forno, se possível, transfira os bolinhos para uma grade e deixe esfriar completamente antes de decorar.
Atenção:
  • Não espere os bolinhos dourarem por cima para tirar do forno. Como eles são pequeninos, a tendência é ressecarem e ficarem duros se assarem demais. Tire assim que passarem no teste do palito, mesmo se estiverem branquelos.
  • A minha forma de muffins é preta, e por isso eu fico muito atenta ao tempo de forno: formas escuras e de silicone podem superaquecer e queimar seus bolinhos.
  • Não deixe os cupcakes esfriarem dentro da forma – o vapor condensa nos bolinhos e as forminhas de papel podem se soltar depois.
  • Os cupcakes sem cobertura podem ser congelados – embale em plástico e em recipiente com tampa e guarde no freezer por até 3 meses.
Recheio
Para rechear meus cupcakes eu uso qualquer recheio cremoso e delicioso que eu estiver com vontade naquele dia.
Para fazer o buraquinho, eu deixo os bolinhos na geladeira por uma hora para ficarem mais firmes e uso o método do cone:

1. Com uma faquinha afiada, corte um cone no centro do bolinho e retire o miolo, reservando só uma tampinha.
2. O recheio vai nesse buraquinho, com a ajuda de uma colher de chá.
3. Depois é só tampar.
Cobertura
A cobertura é o que faz o cupcake ter graça. E além de linda, ela tem que ser gostosa! Eu uso muito essa receita de buttercream de merengue, que é bem mais leve que o buttercream tradicional, e dá para variar o sabor da geléia, ou usar somente baunilha se quiser ela branquinha.
Outras opções de cobertura: marshmallow, brigadeiro, ganache de chocolate meio amargo – é só dar um Google!
Ela pode ser aplicada com uma espátula, mas acho que fica lindo com o bico de confeiteiro:
Buttercream de Frutas vermelhas (adaptada do livro Martha Stewart’s Baking Handbook)
  • 3 claras
  • 2/3  xícara de açúcar
  • 200g manteiga em temperatura ambiente, cortada em pedaços de uma colher de sopa
  • 1 xícara de geléia de frutas vermelhas batida no processador, em temperatura ambiente (peneire se não quiser sementinhas)
  • corante rosa (opcional)
Numa tigela que possa ir ao banho-maria, misture as claras e o açúcar. Leve ao banho-maria, mexendo sempre, até o açúcar dissolver e a mistura ficar bem quente (se você tiver um termômetro, a temperatura é de 71°C). Bata as claras na batadeira até ficarem brancas e fofas, como marshmallow, e esfriarem completamente (leva mais de 10 minutos, então, paciência!). Não pode estar nem morninha, senão não dá certo.
Quando estiver tudo bem frio, com a batedeira ligada, comece a acrescentar os pedacinhos de manteiga, um a um, batendo bem para incorporar a cada adição. Se depois de juntar toda a manteiga a mistura separar ou parecer que “talhou”, continue batendo em velocidade alta, e a cobertura deverá emulsionar novamente. Bata até virar um creme espesso, uniforme e brilhante.
Junte a geléia e o corante e misture bem com uma espátula. Use imediatamente.
Agora, é só decorar – granulado colorido, açúcar cristal, raspas de chocolate, choco ball, um morango, figuras de pasta americana, tudo isso fica lindo.

Todas as fotos e o texto foram extraidos do blog: http://thecookieshop.wordpress.com
A forma e o saquinho de confeitar você encontra na GRANDLAR.

sábado, 11 de junho de 2011

APRENDA A PREPARAR SABÃO COM ÓLEO DE COZINHA



Produzir sabão em casa, além de ser uma boa alternativa econômica e gerar  produtos de boa qualidade, o sabão feito em casa pode ser uma excelente forma de reciclagem, com o reaproveitamento do óleo de cozinha usado em sua casa.



Vamos ensinar a fazer sabão através de um método bastante fácil, com a opção de utilizar materiais novos e também de reutilizar o óleo da cozinha. 

Material Necessário para Fazer Sabão

O material necessário para a produção de sabão é bastante simples e econômico, são produtos baratos e que rendem bastante, assim vamos passar a lista dos produtos, que são:  
  •  meio litro de soda caustica em estado líquido 
  • 2 litros de gordura ou óleo (pode ser aproveitado o óleo de cozinha ou gordura já usada para frituras, que deve ser primeiramente coada)
  • ¼ de litro de álcool em garrafa ou álcool combustível 
  • 1 litro e meio de água
  • um balde 
  • um cabo de vassoura ou semelhante

Como Fazer o Sabão

Separe todos os produtos necessários já na medida recomendada e coloque em uma bancada próxima ao local em que vai trabalhar. Utilize luvas de borracha para evitar contato com a soda caustica que pode causar uma lesão na pele.

Cuidados
A seguir coloque todos os ingredientes descritos acima no balde e misture muito bem com o cabo da vassoura.
Você deve ficar mexendo na mistura por cerca de 40 minutos, até que comece a tomar a consistência de uma massa, ou um creme.
Durante esse processo pode surgir um líquido que não se mistura, mas você continua mexendo sempre devagar, até que tome a consistência desejada, pois quando o sabão chegar no ponto desejado você vai poder jogar fora esse líquido.

Preparo
Depois que estiver no ponto coloque a mistura em um recipiente largo, que sirva de forma, para que fique na altura que você deseja o sabão. Espere curar a mistura por no mínimo 8 dias, tempo ideal para que o sabão seque e fique bem branco.

Outras Dicas

Com a prática você vai ver como é simples fazer sabão, além do mais o produto fabricado por você terá uma qualidade muito maior.
Para dar um cheirinho bom ao sabão, você pode misturar alguma essência de sua preferência na massa, e com o tempo pode aprimorar a receita, que pode ser aumentada ou diminuída, guardando as devidas proporções entre os ingredientes, para que o produto final tenha sempre a mesma qualidade.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

CANJICA


INGREDIENTES

  • 1/2 kg de canjica
  • quanto baste de leite
  • quanto baste de açúcar

MODO DE PREPARO



Deixe, de véspera, a canjica de molho.
No dia seguinte, escorra a água, ponha outra e leve a canjica para cozinhar em fogo que não seja muito forte até que os grãos fiquem bem moles (verificar apertando os grãos entre os dedos).
Quando estiver neste ponto, junte o leite e deixe ferver mais um pouco.
Sirva em pratos fundos nos quais deverá adoçar e acrescentar mais leite (quente ou frio) se preferir.

Rende 8 porções.

Fonte: http://cybercook.terra.com.br

PRODUTOS RELACIONADOS




   

Consumê Vila Rica

sábado, 4 de junho de 2011

COMO TIRAR MANCHAS DAS ROUPAS


Quem nunca se deparou com uma mancha de alguma coisa na sua blusa preferida? Aqui vão muitas dicas encontradas num blog muito legal chamado "Casa de Firulas". Como todo mundo precisa dessas dicas, resolvi compartilhá-las com vocês.




Ácidos - Usar uma solução de 1 colher (sopa) de amônia para 3 colheres (sopa) de água, passados com uma esponja sobre a mancha; o bicarbonato de sódio também servirá.

Alcachofra
 - Estas manchas são tiradas com limão.

Anilina - Dissolver 50 gramas de hidrosulfito de sódio em ½ litro de água quente. Esticar a parte manchada sobre uma vasilha e derramar lentamente a solução quente atravessando o tecido. Imediatamente após, lavar com água e sabão para não estragar o tecido.

Banana - Quando recente, basta esfregar um pouco de querosene.

Bolor - Ferver o tecido manchado em água contendo um pedaço de couro de bacalhau, ou a própria água onde se deu à fervura do bacalhau. (Vide também Mofo, logo adiante.).

Café - Manchas de café podem se tornar permanentes. A melhor dica é logo que o café for derramado em tecidos, lavar imediatamente com água quente ou fervendo; se o local for difícil de ser lavado, esfregue gelo. Pegue um cubo de gelo e esfregue pacientemente por toda a mancha. O café irá desaparecendo aos poucos até sumir completamente, e se possível, colocar antes por baixo da mancha um pedaço de pano para que se absorva melhor o líquido.Também pode ser retirada com a solução de água e bicarbonato de sódio. Nas marcas secas, esfregue um pano úmido com vinagre branco ou álcool.

Café com Leite - Lavar com água e sabão; se não sair, água oxigenada, ou tetracloreto de carbono, ou ainda esfregar ligeiramente com benzina.

Cal - Lavar com água e sabão; as de cor, aplicar um pouco de vinagre ou suco de limão, e lavar com bastante água.

Cera - Tirar primeiramente o grosso com uma lâmina; colocar então o tecido entre dois mata-borrões, passando o ferro quente por cima, mudando de vez em quando de lugar, até que a mancha seja absolvida. Passe, então, um pouco de benzina.

Cerveja
 - Esticar bem a parte manchada sobre uma vasilha funda, despejar água fervendo em cima, atravessando o tecido. Depois é só esfregar um pouco de glicerina e enxaguar com água morna.

Chá - Usar água morna e bastante sabão, ou mergulhar em água quente com água sanitária.

Chiclete - Os chicletes se retiram facilmente da roupa, esfregando-se pacientemente uma pedra de gelo, do lado do avesso, no mesmo ponto onde estiver o chiclete grudado. Também se poderá usar clara de ovo, deixando secar um pouco antes de lavar.

Chocolate
 - Com água quente e sabão; insistir. Se não sair, usar o mesmo processo da cerveja ou ainda esfregando o gelo no local. Poder-se-á também empregar água oxigenada.

Cola
 - Diluir com água fria, deixando mergulhada durante algum tempo; ou água quente.

Doces e Caldas
 - Água quente.

Esmalte de Unha
 - Com acetona ou removedor; se o tecido for fino, água oxigenada e depois água e sabão. Mas cuidado, porque se o tecido for sintético, esse produto pode danifica-lo.

Ferro de Passar - Passar sobre o amarelado um chumaço de algodão embebido de água oxigenada; depois água pura.

Ferrugem
 - Com sal e suco de limão, expondo o tecido ao sol; também: esfregue leite azedo, ou ainda cortar um limão ao meio, colocar a mancha sobre o limão, e passar o ferro quente sobre a mancha. Lavar em seguida.
Essas manchas também podem ser retiradas passando-se sobre elas uma mistura de suco de limão e uma colherinha de suco de bicarbonato.

Flores - Álcool ou amoníaco.

Frutas - Ponha sobre essa mancha um pouco de sal antes que ela seque; depois esticar a parte manchada sobre uma vasilha funda, e derramar água fervendo, acrescentada de uma colher de amônia ou álcool, atravessando o tecido.
Poderá também usar leite azedo, suco de limão fresco, ou vinagre branco forte.
Para as manchas de frutas vermelhas, depois de bem lavadas deixar de molho em espuma de sabão fria, com água sanitária; se a mancha resistir, lave com solução de vinagre branco e álcool em partes iguais.
As manchas de frutas em tecidos de seda saem lavando-se com água morna e bórax.

Gorduras, Óleos, Azeite - Você deve chupar a mancha com papel absorvente. Depois de retirar o excesso de gordura, derrame talco, deixando por várias horas; então escovar e esfregar com um pano limpo embebido em água quente.
Também poderá lavar o tecido manchado com água morna e detergente; ou ainda molhar a parte afetada com amoníaco e logo em seguida lavar em água morna.
Outro processo: esfregar, sem perda de tempo, um pedaço de cebola, colocando um pano pelo lado do avesso, isto é, por baixo da mancha.

Manteiga - No branco, uma escovinha impregnada em benzina; em cores, água morna e sabão.

Graxas - Diluir com substância gordurosa, depois passar benzina.

Graxa em Sapato - Tricloretileno; se a mancha persistir, usar água sanitária com água oxigenada. Os processos usados para cera também darão resultado.

Insetos - Diluir com água fria ou morna, em seguida com amoníaco e água pura.

Iodo - Embeber um pano em álcool ou leite, ou deixe o tecido de molho no leite fervendo, deixando-o repousar até que o leite esfrie; em seguida lavar com água e sabão. Estes processos servem para todos os tecidos.

Lama - Água fria; depois enxaguar rapidamente em água avinagrada. Se a lama for sobre um impermeável, misturar água quente e vinagre em partes iguais e esfregar no lugar manchado.

Legumes - Estas manchas são difíceis de sair, mas se o tecido for branco ou de cor extra-firme, usar água sanitária pura ou água oxigenada, mas apenas tocando rapidamente o local para que a água sanitária não corte o tecido. Lavar imediatamente com água pura, até a mancha sair.

Mofo - Enxaguar com uma colher (sopa) de amoníaco para cada 20 colheres de água.
Quando for mofo avermelhado, mergulha-se o tecido em água com um punhado de fubá, deixando ferver por algum tempo. Depois enxaguar e expor ao sol para quarar um pouco. Em seguida enxaguar novamente e pôr para secar.
Mofo em tecido de tropical ou de lã: expor o tecido ao sol e quando estiver bem quente, escovar com uma escova umedecida em álcool, no direito e no avesso. Em seguida passar com ferro bem quente, protegendo o tecido com outro pano. (Vede também em Bolor, logo a cima.).

Nitrato de Prata - Lavar com água salgada fria, esfregando.

Ovo
 - Esfregue a marca com espuma de detergente de cozinha, ou água fria e sabão; nuca usar água quente. Também poderá colocar uma pasta de sal (sal com gotas d'água) sobre a mancha.

Plantas Verdes - Passar álcool e lavar com água e sabão.

Queimado - Esfregar um pouco de maisena sobre a área afetada, e deixar ao sol por algumas horas. Depois retirar com uma escova macia.
Poderá também lavar com água e sabão, e em seguida passar água oxigenada, deixando secar ao ar livre. Na falta dos dois produtos, deixar a peça mergulhada em água fria, logo após ter sido queimado, deixando ali por 24 horas.

Sangue - Nunca empregar água quente; deve ser retirada antes de secar. O gelo é ótimo para ser esfregado nessas manchas.
Poderá ser lavada com água fria e sabão; se persistir, misture água fria com sal de cozinha e 5% de amoníaco. Outro processo: empregar água oxigenada de 20 volumes. Enxaguar em seguida.
Se a mancha for antiga e não sair com o gelo usar ácido tartárico ou um pouco de amoníaco na proporção de 1 colher (café) para cada 250 gramas de água.

Suor - Deixar as roupas laváveis de molho numa solução forte de água salgada, ou molhar numa solução de água e gotas de amoníaco no local atingido.
Poderá também usar no lugar afetado uma mistura em partes iguais de álcool e amoníaco. Embeber um pano limpo nessa solução e passar no lugar da mancha de suor; em seguida, limpar com água quente e deixar secar. Antes de passar a ferro o local manchado, proteja-o com um pano para não amarelar.

Tintas de Escrever - Saem com leite frio ou sumo de limão fresco; também poderá ser usado o "Líquido de Oaken". Em seguida lavar com água e sabão.

Tinta Esferográfica
 - Esfregar com algodão embebido em álcool puro ou álcool canforado. Se estiver fresca tente absolve-la com toalha de papel e passe álcool com um cotonete. Esta mancha sairá facilmente, borrifando-se sobre ela laquê (de cabelo) até a mancha sumir. Deixar secar; se necessário, repetir a operação.
Em tecidos sintéticos, usar um pouco de tricloretileno; mas antes de emprega-lo fazer um teste em algum retalho desse tecido.

Tinta de Parede - Deixar de molho em aguarrás ou terebintina; as tintas frescas também saem com querosene, gasolina ou benzina; as oleosas de cor, diluir primeiro em óleo e depois tratar com benzina; se a mancha persistir, deixar secar e passar ligeiramente ácido acético puro. Para as oleosas pretas, usar leite quente ou sumo de limão, ou ainda ácido cítrico.

Vela 
- Quando um tecido é respingado por vela, a forma mais prática de removê-la é colocar um papel absorvente sobre a mancha como um guardanapo ou papel-toalha, e passar a ferro. O calor do ferro derreterá a vela e o papel prontamente a absorverá.
Raspar primeiramente com o lado cego da faca para retirar o excesso. Em seguida colocar o local manchado entre dois mata-borrões, passando por cima um ferro quente; se a vela for de cor, depois de removida sua gordura, colocar sobre a parte manchada um algodão embebido em álcool ou benzina; depois, lavar a peça toda.

Verniz - Passar uma camada de removedor de tinta, acrescentar éter sulfúrico, depois álcool; escovar com benzina.

Vinho - Para tirar a mancha de vinho tinto, tente o leite ou passe gelo imediatamente no local, ele irá impedir a absorção do vinho e evitar aquelas manchas desagradáveis. Pode-se também limpar com uma solução de ácido tartárico; a água morna com detergente de cozinha também poderá servir.
Numa emergência, polvilhar na hora com sal ou espremer um pouco de limão; depois de lavar com água e sabão. Pode-se substituir o sal por farinha de mandioca ou polvilho.

Manchas não Especificadas
 - Misturar: amoníaco, éter, vinagre e aguarrás.
Para os tecidos muitos finos, não recomendamos tentar limpar em casa; é sempre recomendável e garantida a lavagem a seco.

Eles ainda deram essa dicas extras que também achei bastante úteis:

• Ao usar qualquer solução para tirar manchas de roupas ou de tecidos, convém fazer antes, um teste numa pontinha mais escondida da roupa, para ver o resultado; se o tecido desbotar, depois de usado o produto, ou tirada a mancha, é só lavar o ponto atingido com uma mistura de duas partes de água para uma de vinagre.

• Ao limpar a mancha de um tecido, procure estender a parte manchada sobre um mata-borrão ou um outro tecido para que o líquido empregado na limpeza não se espalhe muito.

• Se ficou um círculo em volta da mancha já tratada, convém estender esta parte esticada sobre o vapor de água fervendo; isto é ótimo.

• Após o uso de amoníaco ou de outro ácido para eliminar uma mancha é necessário lavar bem a mancha, logo em seguida à operação.

• Para limpar e desengordurar as golas das roupas, usa-se uma solução de amoníaco, na proporção de 1 colher (sopa) para 1 copo de água.

• E lembre-se, quanto mais cedo se tratar uma mancha mais facilmente ela sairá.

• Todos os tecidos aqui não especificados são de cor branca ou de cores firmes.
Antes de usar qualquer produto de tira-manchas, use primeiramente sobre o local um pouco de sal umedecido; isso facilitará sua remoção.



Fonte: http://casadefirulas.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...