Somos uma loja de utilidades, presentes e lustres e queremos com esse blog nos aproximarmos de você, nosso cliente e amigo, trazendo para vocês muitas dicas de cozinha, limpeza, organização e claro, muitas receitinhas deliciosas.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ECONOMIZE ÁGUA E SABÃO NA HORA DE LAVAR SUA LOUÇA





Lavando com as mãos ou com a máquina, saiba como evitar desperdício

Ninguém gosta de lavar louça. É um trabalho chato, porém, inevitável. Mas como alguém precisa fazê-lo, nada melhor do que economizar água e sabão nesse processo. Veja agora um passo-a-passo para você lavar a louça da melhor maneira possível: economizando.

1. Materiais
Adquira uma esponja biodegradável (a esponja verde e amarela é de difícil reciclagem), procure instalar um aerador na torneira (economiza bastante água) e utilize detergente biodegradável ou sabão em pedra (dura mais).

2. Organização da louça e retirada do excesso de sujeira
O primeiro passo é organizar a sua louça de modo que as peças mais limpas sejam lavadas primeiro, assim você pode deixar as mais sujas dentro da pia e, à medida em que a água da lavagem vai caindo na pia, a sujeira da louça mais suja amolece. Um bom exemplo é deixar uma panela dentro da pia enquanto você lava talheres. Além disso, retire manualmente e sem água as sujeiras maiores.

3. Preparação do detergente
Em vez de encher a bucha de detergente, separe uma pequena vasilha com água e coloque um pouco de detergente dentro dela ou misture sabão em seu interior. Dessa maneira, é possível economizar o produto em questão, além de poupar água – já que não haverá excesso de sabão nas peças.

4. Lavagem
Quando a lavagem se inicia, abra a torneira o mínimo possível. O excesso de água não é garantia de uma louça bem limpa e você ainda pode molhar a sua roupa. Fechar a torneira quando nenhuma peça estiver sendo lavada é essencial. Outra dica é ensaboar vários itens que podem ser lavados juntos, como talheres e potes.

5. Reutilizar a água
Com a água que você deixou cair na panela é possível ajudar a tirar o excesso de sujeira de outras peças ou até limpar embalagens longa vida e filmes plásticos e deixá-los aptos para a reciclagem.

6. Limpar a pia quase no fim
Quando estiver chegando a hora de lavar as últimas peças, já inicie a limpeza da pia para aproveitar água.

7. Máquina de lavar louças
Outra possibilidade de lavar louças economicamente é tendo uma máquina específica para isso. Dúvidas podem surgir a respeito da real eficiência do aparelho: ele realmente gasta menos água? Gasta muita energia?

Uma lavagem de louça de refeição principal costuma jogar pelo ralo cerca de 123 litros de água quando feita do modo tradicional.

Com a lava louças só é preciso utilizar o sabão e o gasto com água é seis vezes menor (cerca de 20,5 litros), sem contar que a quantidade de louças que é possível lavar por ciclo é bem grande – em uma lavagem é possível limpar a louça de até oito pessoas.

A Lava Louças Brastemp 8 Serviços, por exemplo, possui gasto de energia de 1.2 kWh, que representa um custo mensal muito baixo, compatível com o padrão A (consumo baixo de energia) para eletrodomésticos.

Outra vantagem é o fator tempo. De acordo com levantamento feito pela marca, ao lavar louça uma pessoa gasta cerca de 300 horas por ano. Só para se ter uma ideia, com todo esse tempo seria possível ir e voltar de São Paulo a Manaus (de carro) seis vezes.

Para evitar problemas, atente para alguns detalhes na hora da compra da máquina. Veja se há pessoas que reclamaram dela em fóruns na internet, e procure informações a respeito de gastos com energia e água.

Texto: Alberto Cerri


sábado, 18 de fevereiro de 2012

COMO MANTER O PIQUE E A SAÚDE DURANTE O CARNAVAL

Quem quiser aproveitar esses dias de diversão com saúde pode seguir algumas dicas simples de comportamento, alimentação e sono que vão ajudar você a chegar bem à Quarta-feira de Cinzas.

O clínico geral Carlos Eduardo Pompilio, a nutricionista Lara Natacci e o preparador físico José Rubens D’Elia dão dicas para o seu corpo aguentar o samba madrugada adentro. Veja o que fazer antes de sair de casa, durante e depois da festa.





A dieta de quem se prepara para pular carnaval deve ser a mesma usada antes dos exercícios físicos. Duas ótimas opções citadas pela nutricionista são: uma massa integral com molho de tomate, carne magra e azeite de oliva, e um sanduíche integral com queijo magro, tomate e folhas de alface.

Lara Natacci também recomenda uma vitamina de fruta com ¼ de abacate para ganhar disposição. Tome de 1h a 2h antes de dançar.

Uma alimentação balanceada, segundo a especialista, garante energia para os momentos de atividade intensa e não sobrecarrega o intestino. Se você for sambar ou desfilar na avenida, redobre os cuidados. Essas medidas também servem para quem ficar na praia ou em outro lugar com alta temperatura.

Na hora da folia

Outras boas dicas, além das mencionadas no infográfico acima, são: aplicar soro fisiológico nos olhos e no nariz contra securas e irritações (se tiver conjuntivite, procure um médico), tomar isotônico se transpirar muito (uma garrafinha diária é suficiente) e não passar de três xícaras de café ou uma latinha de energético por dia. Para quem nunca tomou, meia lata basta.

Na tentativa de relaxar um pouco os músculos, D'Elia sugere que você deite e eleve as pernas acima do quadril. Também é importante dormir 8h por noite. Descansar durante o dia ajuda, mas não é fisiológico e o ciclo de vigília-sono acaba se invertendo, de acordo com o clínico geral.

Pompilio diz que remédios devem ser evitados, principalmente os anti-inflamatórios, que podem causar lesões gástricas e renais. Além disso, o excesso de ar-condicionado, o abuso de álcool e a falta de sono podem baixar a imunidade e facilitar o surgimento de infecções.
Confira abaixo outros problemas do excesso de álcool para o organismo:



Já passada a curtição, a tática indicada pela nutricionista é compensar o abuso dos dias anteriores com hábitos saudáveis e uma dieta desintoxicante. Faça um suco com maçã, laranja, gengibre, água de coco e uma folha de couve-manteiga. A clorofila de outros vegetais verde-escuros (como agrião, rúcula e brócolis) também ajuda a desinchar.

No período pós-carnaval, também evite bebidas alcoólicas, gorduras e produtos industrializados. Em caso de diarreia, mantenha uma alimentação livre de gorduras, fibras e leite ou derivados. E saiba que, em geral, esse problema é autolimitado e dura poucos dias.

Além disso, dê uma pausa para o corpo e modere na intensidade dos exercícios físicos. Contra dor de cabeça, analgésicos (como dipirona sódica e paracetamol) podem ajudar. Já quadros respiratórios (tosse, rinite e outras alergias) costumam melhorar sozinhos com hidratação e o afastamento de ambientes desfavoráveis.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

COZINHA BEM EQUIPADA, SEM EXAGEROS

Para quem gosta de se aventurar na cozinha, nada melhor do que ter os utensílios certos como bons aliados.


Por isso, vamos dar umas dicas de utensílios práticos que permitirão ao chef preparar os mais variados pratos, sem sair do orçamento doméstico.


FACAS
O kit básico precisa contar com uma faca do chef (8 polegadas), uma faca pequena de legumes (3 polegadas) e uma faca serrilhada (8 polegadas).



Um descascador de legumes também é fundamental, podendo ser encontrado com preços bastante acessíveis. Ele traz praticidade, rapidez e economia, pois evita o desperdício ao remover apenas a casca do alimento.


Para que o fio das lâminas das facas permaneçam impecáveis, utiliza uma chaira ou um afiador de faca.






TIGELAS


São essenciais para bater ovos, temperar carnes ou descansar massa. Aconselhamos o conjunto de três tigelas de aço inoxidável, nos tamanhos pequena, média e grande. O inox além de ser mais fácil de limpar, não retém os odores dos alimentos, pode ser levado ao freezer e serve de recipiente para aquecer em banho-maria.


ESPREMEDORES


Se você não tem a habilidade de um chef para picar uma cabeça de alho deve contar com um espremedor de alho manual - prático e fácil de limpar. Para auxiliar no preparo de purês, o espremedor de batas é imprescindível.


 PENEIRAS


O ideal é ter duas peneiras tradicionais, de preferência de aço inoxidável, uma média e uma pequena. Mais resistentes que as de plástico, podem ser usadas com líquidos quentes.


ABRIDOR DE LATAS

O preferido entre a maioria dos chefs é o abridor tradicional de inox. Barato, resistente e que nunca deixa o cozinheiro na mão.

PANELAS


Duas panelas de fundo grosso ( uma média e uma pequena ou uma grande e uma média) são suficientes. O fundo grosso dissipa melhor o calor e cozinha uniformemente o alimento. As de inox com fundo triplo é uma boa opção.
Já mo que diz respeito às frigideiras, a camada antiaderente é fundamental, não deixando que o alimento grude, usando menos gordura no preparo dos pratos. O ideal é ter uma mais rasa para ovos e outra mais funda para grelhar carnes. Uma fritadeira para o preparo de frituras também é uma boa pedida.



ACESSÓRIOS


Além dos tradicionais acessórios para mexer e pegar os alimentos - como concha, escumadeira, espátula de silicone, etc - , o fouet, ou batedor de arame, também é indispensável. ele é muito prático e pode ser usado no preparo de vários pratos, como omeletes, molhos cremosos e chantili. Os de aço inoxidável são mais duráveis e resistentes.
RALADOR


Os raladores de aço inoxidável, de várias faces são excelentes aliados na cozinha.




Com esses utensílios sua cozinha estará muito bem equipada e pronta para preparar pratos deliciosos!!!

sábado, 4 de fevereiro de 2012

CUPCAKES DE CHOCOLATE

Atendendo a pedidos, após uma pesquisa, aí está uma receita de Cupcake de Chocolate, que parece muito saborosa! Testarei em breve!!




CUPCAKES DE CHOCOLATE
(do livro The Ghirardelli Chocolate CookBook)
Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 12 cupcakes médios

Ingredientes:

1 xic. + 2 colh. (sopa) farinha de trigo
1/4 xic. cacau em pó
1 1/4 colh. (chá) bicarbonato de sódio
1/4 colh. (chá) sal
1 ovo grande
1/2 xic. açúcar mascavo compactado na xícara
1/2 xic. açúcar cristal orgânico
1/2 xic. + 2 colh. (sopa) leite integral
1/3 xic. café forte ou expresso
1/2 xic. (100g) manteiga sem sal, derretida

Cobertura
170g chocolate meio-amargo (usei 56% de cacau)
3/4 xic. creme de leite fresco
3 colh. (sopa) manteiga sem sal
gotas de chocolate para decorar

Preparo:
  • Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre a forma de cupcake com forminhas de papel (as forminhas realmente facilitam para desenformar os bolinhos, que saem do forno MUITO frágeis e molinhos).
  • Peneire a farinha, o cacau, o bicarbonato e o sal em uma tigela.
  • Em outra tigela, misture o ovo e os açúcares até ficar homogêneo. Junte o leite, o café e a manteiga derretida. Junte os ingredientes secos e misture apenas até que fique homogêneo.
  • Divida a massa entre as formas, enchendo-as até 3/4 da capacidade. Asse por 15 minutos, ou até que um palito inserido no meio saia limpo. Os bolinhos não vão crescer muito, e ficarão achatados no topo, o que facilita na hora de confeitá-los.
  • Esfrie nas formas por 10 minutos. Com uma pequena espátula ou faca, desenforme-os com cuidado, deixando que terminem de esfriar sobre uma grade.
  • Enquanto isso, faça a cobertura: pique o chocolate e derreta-o em banho-maria, mexendo de vez em quando. Tire do fogo. Aqueça o creme de leite e junte ao chocolate, mexendo bem com um fouet (batedor de ovos de arame). Deixe que amorne um pouco e junte a manteiga, mexendo até que ela esteja bem incorporada. Deixe descansar até firmar o suficiente para espalhar a ganache sobre os bolinhos (1 hora em temperatura ambiente ou 20-30 minutos na geladeira).
  • Espalhe a cobertura nos bolinhos e enfeite com as gotas de chocolate. Sirva no mesmo dia ou guarde-os num pote plástico fechado na geladeira, onde eles se conservam bem por mais alguns dias: a cobertura firma mais um pouco, mas não deixa de ser deliciosa, e ela protege o bolinho do ressecamento.
Agora é só preparar e fazer o sacrifício de experimentar essa delícia!!

PRODUTOS RELACIONADOS que você encontra na GRANDLAR:

Forma para Cupcakes antiaderente - MEISTER

Fouet inox - MIMO STYLE

Fouet de silicone - MIMO STYLE

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...