Somos uma loja de utilidades, presentes e lustres e queremos com esse blog nos aproximarmos de você, nosso cliente e amigo, trazendo para vocês muitas dicas de cozinha, limpeza, organização e claro, muitas receitinhas deliciosas.

domingo, 26 de setembro de 2010

FARINHA DE SOJA PRETA

O alimento é novidade nas prateleiras de lojas de produtos naturais e supermercados. A farinha é rica em substâncias que aliviam os sintomas de menopausa e previne a TPM. Além disso, o produto apresenta compostos que auxiliam na prevenção de alguns tipos de cânceres. Mas, o grande diferencial da soja preta e a antocianina, um fitoquímico que não está presente na soja tradicional.

A substância age nas gordurinhas indesejadas, previne o câncer de mama e controla as taxas de colesterol que, consequentemente, minimiza o aparecimento de doenças cardíacas. Mas, fique atento. Existem contraindicações que proíbem que pessoas com problemas renais ingiram a farinha.

Todos esses benefícios podem ser utilizados na composição de sucos, vitaminas, pães e bolos. Para a obtenção dos benefícios, especialistas recomendam o consumo diário de 15 gramas, o equivalente a duas colheres de sopa. A nutricionista e consultora da empresa Só Soja do Brasil sugere duas receitas práticas e saborosas para você acrescentar a farinha de soja preta na sua dieta.


Pão caseiro com farinha de soja preta
Ingredientes
1 xícara (chá) de água morna
2 ovos
½ xícara (chá) de óleo de milho
3 colheres (sopa) rasa de açúcar-mascavo
1 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de farinha de soja preta
5 xícaras (chá) de farinha de trigo
30 g de fermento biológico

Preparo
Em um recipiente, dissolva o fermento em água morna, adicione o açúcar e uma xícara de farinha de trigo. Cubra com plástico e deixe em repouso por 15 minutos. Misture ao fermento já preparado o óleo, o sal, os ovos e a farinha de soja. Adicione aos poucos o restante da farinha de trigo, trabalhando a massa até que os ingredientes se unam e a massa desprenda dos dedos. Molde os pães no formato desejado. Disponha os pães em formas untadas e polvilhadas com farinha de trigo. Deixe crescer por uma hora, asse por aproximadamente trinta minutos, com temperatura média à baixa, em forno já preaquecido.

Rendimento
2 pães


Bolo de farinha de soja
Ingredientes
1 e ½ colher (sopa) de óleo de milho
1 xícara (chá) de açúcar demerara
2 ovos separados
1 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de farinha de soja preta
1 e ½ xícaras (chá) de leite de soja
1 colher (sopa) de fermento em pó
Raspas de 1 limão ou 1 colher (sopa) de chocolate a base de soja

Preparo
Bata o óleo de milho com o açúcar. Junte as gemas, batendo bem. Coloque, alternadamente, as farinhas misturadas com o fermento e o leite, sempre batendo. Coloque a raspa de limão ou o chocolate. Por último, as claras em neve, envolvendo levemente. Leve ao forno por 30 minutos.

Outras informações
Só Soja do Brasil
(64) 3455.5400 / www.sosoja.com.br

Fonte:www.revistavidanatural.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...