Somos uma loja de utilidades, presentes e lustres e queremos com esse blog nos aproximarmos de você, nosso cliente e amigo, trazendo para vocês muitas dicas de cozinha, limpeza, organização e claro, muitas receitinhas deliciosas.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

PANELAS DE FERRO FUNDIDO





As panelas e caçarolas de ferro fundido apresentam a espessura nas laterais e no fundo ideais para um cozimento uniforme. Sua perfeita distribuição do calor e cocção prolongada enaltece o sabor e aroma dos alimentos.

A excelente transmissão e retenção de calor do ferro fundido garantem um bom cozimento sem que o alimento perca seus líquidos e propriedades nutritivas. Ao contrário, as receitas são levemente enriquecidas com a transferência do ferro para os alimentos, suprindo 20% das necessidades diárias deste mineral no organismo e ajudando a prevenir ou curar anemias. 



" Durante o cozimento o ferro se desprende das paredes da panela e se impregna nos alimentos.  Esse ferro sofre a ação do ácido clorídrico no estomago e é, então, armazenado no organismo para depois se transformar em hemoglobina (glóbulos vermelhos do sangue), responsável pela oxigenação do corpo humano..."

Centro de Hematologia de São Paulo
Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia


Os utensílios de ferro fundido da marca "Panela Mineira"  passam por um processo de cura a 250º C, já chegando até você pré-curtidos, entretanto recomendamos, antes do primeiro uso:  

- Lavar com água corrente e levar ao fogo para secar
- Deixar esfriar
- Levar ao fogo novamente




DICAS DE UTILIZAÇÃO:

  • Após o uso diário, recomendamos secar bem, de preferência no fogo, a fim de evitar a ocorrência de ferrugem.  Lembramos que a ferrugem é uma propriedade NÃO prejudicial de utensílios em ferro. 

  • Não utilize os utensílios como recipiente de armazenamento, pois pode, devido a reações de oxidação sofridas pelo ferro, provocar certas alterações na aparência de alguns alimentos, como por exemplo, escurecimento. Isto não significa perda de qualidade, mas pelo contrário, demonstra as propriedades já destacadas do material.
  • Quando perceber o surgimento da ferrugem renove a camada protetora untando a superfície do utensílio de ferro fundido com papel toalha embebido de óleo de cozinha. Realize esse procedimento após a lavagem e secagem a quente. Esse procedimento isolará a superfície de ferro do contato com o ar e a umidade, os causadores da oxidação (ferrugem).
  • Caso seu utensílio tenha ficado muito tempo exposto à água e ao ar a ferrugem surgirá inevitavelmente. Caso a ferrugem tenha removido a camada (preta) protetora será necessário o uso de um abrasivo (lã de aço ou lixa) para fazer a remoção física da ferrugem e nos casos mais graves será preciso facilitar a remoção física da ferrugem submergindo o utensílio em água fervente com vinagre. Após a remoção de toda ferrugem será necessário curar o utensílio novamente.

LIMPEZA DO UTENSÍLIO DE FERRO FUNDIDO

  • Lave seu utensílio de ferro fundido com sabão neutro, preferencialmente em barra, para evitar que os poros da superfície de ferro retenham resíduos de detergente.
  • Evite usar esponjas abrasivas que retiram a camada protetora do utensílio. Ao longo do tempo a camada protetora aplicada na fábrica será substituída por uma camada formada naturalmente na superfície de ferro, principalmente, após o uso do utensílio para fritura.




COMO CURTIR, TEMPERAR OU CURAR PANELA DE FERRO FUNDIDO?

O procedimento de cura da panela e utensílios de ferro fundido é muito simples, rápido e barato. Sempre que perceber o surgimento da ferrugem renove a camada protetora do seu utensílio seguindo os 10 passos indicados abaixo e preservará sua panela por toda a vida sem ferrugem, além de garantir uma alimentação livre de toxinas e rica em ferro, o que protegerá seu organismo da anemia e demais doenças decorrentes da carência de ferro na alimentação. 

Para iniciar o curtimento:
1. Pré-aqueça o forno;

2. Lave o utensílio ou panela de ferro fundido com água morna e sabão;

3. Seque o vasilhame completamente ao fogo e aguarde seu resfriamento;

4. Aplique, com papel toalha, uma fina camada de óleo vegetal em todas as superfícies do utensílio;

5. Coloque no forno sobre a grade central, de cabeça para baixo. Coloque um tabuleiro ou uma folha de papel alumínio sob a grade para armazenar o óleo vegetal que gotejará;

6. Mantenha o forno aquecido por uma hora, em seguida, desligue o gás, abra a porta e deixe esfriar antes de retirá-lo;

7. Lave o utensílio apenas com esponja e água quente;

8. Agora o seu utensílio de ferro fundido já pode ser usado novamente;

9. Use-o pela primeira vez, preferencialmente, para fazer fritura.

10. Guarde seu utensílio em local seco e mantenha um filtro de papel (coar café) sobre a superfície interna do utensílio para que o mesmo absorva qualquer umidade;

(Este procedimento não é recomendado para utensílios com cabo de madeira ou plástico. Neste caso o aquecimento do utensílio deve ser feito na trempe do fogão)

Um comentário:

  1. Olá,
    Tenho uma chapa de churrasco que ficou muitos anos guardada e enferrujou totalmente. Um amigo tirou para mim toda a camada preta que restava nela (restava pouco dela) e removeu a ferrugem com jato.
    A panela tem cabo de madeira.

    Gostaria de saber se o que você ensina acima é suficiente para deixar a chapa pronta para uso ou se é necessário mais algum passo, pois ela não tem mais aquela camada preta protetora.

    Obrigada pela ajuda.

    Camila

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...