De tempos em tempos, são necessários alguns cuidados com os livros que ficam em estantes, armários e prateleiras, para que o tempo não destrua essas obras, geralmente guardadas com tanto carinho. Quem tem amor pelos seus livros sabe do que estou falando.
Ao arrumar a estante ou biblioteca, preste atenção no estado dos livros e papéis, procurando consertar os que estiverem danificados, para que não se destruam.
CONSERVAÇÃO E LIMPEZA
- Pelo menos 2 vezes por ano, passe uma escova de roupa na parte superior dos livros e nas páginas, para retirar a poeira acumulada.
UMIDADE
- Proteja seus livros da umidade (que pode se transformar em mofo), espalhando nas estantes pedaços de algodão embebidos em essência de terebintina, trocando-os periodicamente.
- Mantenha sua biblioteca e estantes livres de umidade colocando pelos cantos alguns frascos de boca larga, descobertos, com cal virgem até a metade, que deverá ser renovada a cada 6 meses.
INSETOS NOS LIVROS
- TRAÇAS — A melhor coisa para exterminar traças nos livros, sem perigo de estragá-los, é usar gasolina.
- PULGAS NOS LIVROS — Esses bichinhos que se alojam nos livros são mesmo preferem, principalmente, as grandes obras (que ficam fechadas por muito tempo), devorando e destruindo, até mesmo, uma coleção inteira. Para combatê-los, aqui vai uma receitinha infalível contra esses bichinhos.
Mande preparar em farmácia:
- 250g de essência de terebintina
- 50g de naftalina
- 75g de salicilato de metila
- 10g de oxianureto HG
Peça para ser feito incolor, explicando que é para ser usado em livros. Agite bem e misture em 5 litros de solvente para limpeza. Espalhe nos livros, com um pincel. Reduzir a receita, de acordo com seu uso.
ENCADERNAÇÃO DE COURO
- Passe nessa encadernação uma solução de éter e óleo de linhaça, em partes iguais. Numa emergência, esfregue um paninho macio umedecido em vinagre branco. As lombadas dos livros de couro devem ser limpas de vez em quando, esfregando-se nelas uma pomada branca para calçados. Além de limpar, vão se conservar muito melhor.
- Essa encadernação também ficará muito bonita, esfregando seu couro com flanela embebida na mistura de gema de ovo desfeita em álcool 90°.
- Os livros encadernados de couro poderão durar até anos, desde que se conservem limpos e cobertos com uma leve camada de vaselina, que deve ser renovada de quando em quando.
- De 2 em 2 anos, mande preparar em farmácia a seguinte mistura: 3g de bicloreto de mercúrio, 3g de fenol e 100cc de álcool metílico. Pincelar com essa mistura as capas dos livros, por dentro e por fora, assim como a lombada e as partes das folhas.
MANCHAS NOS LIVROS
- Dedos — Essas manchas que ficam nas páginas dos livros, pelo seu freqüente manuseio, saem se forem esfregadas com miolo de pão.
- Gordura — Tira-se colocando-se um mata-borrão sobre a mancha e, por cima dele, um ferro bem quente (não demais).
- Bolor — mofo — Os anti-sépticos e os perfumes evitam que os livros criem bolor. As essências de alfazema, terebintina e nitrobenzina são as mais indicadas para se passar nos livros.
- As manchas de mofo e as deixadas pelas moscas também podem ser tiradas, esfregando-se um paninho macio, umedecido em vinagre; depois, passar algodão seco.
ALGUNS CONSELHOS
- Quando as páginas de um livro ficarem grudadas por causa da umidade, basta colocá-lo ao sol, ou dentro de um forno tépido; porém, é preciso colocar um peso sobre as páginas, para que elas não se curvem enquanto secam.
- Para "vestir" os livros, dependendo de sua qualidade, do conteúdo ou da raridade da obra, podem ser usados os seguintes materiais: pergaminho, couro de porco, vaqueta, tecido estampado, Veludo, cânhamo ou mesmo a estopa.
Espero que essas dicas sejam muito uteis e ajudem a conservam esse bem tão precioso que são os livros!!
Fonte: Livro "Sebastiana Quebra-Galho" - Nenzinha Machado Salles
Nenhum comentário:
Postar um comentário