Somos uma loja de utilidades, presentes e lustres e queremos com esse blog nos aproximarmos de você, nosso cliente e amigo, trazendo para vocês muitas dicas de cozinha, limpeza, organização e claro, muitas receitinhas deliciosas.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

ALGUNS MITOS E VERDADES SOBRE AS LÂMPADAS FLUORESCENTES


Que as lâmpadas fluorescentes são muito mais econômicas, isso todo mundo sabe. Mas há certas crendices sem fundamento em relação à sua segurança para a saúde. 



Mito 1: Lâmpada fluorescente faz mal à visão. 


Isso não é verdade. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), pouca luz, computador, televisão, videogame ou muito estudo não enfraquecem a visão, podem causar cansaço e irritabilidade nos olhos. E se o ambiente onde estão é iluminado com lâmpada fluorescente, a culpa não é da luz e sim do esforço visual. E mesmo assim, cansaço e irritabilidade são passageiros e não permanentes.


Mas a idéia que as lâmpadas fluorescentes faziam mal não é completamente infundada. Antigamente, os equipamentos eram mais precários e podiam causar algum tipo de estresse visual. Isso porque os reatores eram mais simples e trabalhavam em 60 ciclos / hertz (unidade de medida de ciclos, oscilações ou freqüências por segundo, descoberto pelo físico alemão Heinrich R. Hertz). Isso provocava o efeito estroboscópico, gerando estresse visual.
Hoje, as lâmpadas fluorescentes de qualidade funcionam com reatores eletrônicos de alta freqüência, na faixa de 35 mil ciclos / hertz, sem nenhum efeito de “pisca-pisca” e portanto sem ocasionar nenhum desconforto visual.


Mito 2:  A luz das lâmpadas fluorescentes faz mal à pele. 


Isso não é verdade. A quantidade de radiação ultra-violeta emitida pela tela dos computadores e pela luz destas lâmpadas é muito pequena e insuficiente para causar danos à pele.


Um estudo feito pela National Electrical Manufacturers Association (NEMA), demonstrou que o nível de exposição à raios ultravioleta de uma pessoa que passe 8 horas num local totalmente iluminado com lâmpadas fluorescentes, equivale a aproximadamente 1 minuto de exposição ao sol em um dia de verão.


Corrobora este estudo um artigo publicado no British Medical Journal, onde é feito um acompanhamento de um grupo de pessoas expostas constantemente a luz de lâmpadas fluorescentes. O trabalho científico objetivou tentar encontrar alguma relação entre este tipo de iluminação e a incidência de câncer de pele (melanoma). A conclusão do trabalho mostrou que não foi possível encontrar qualquer tipo de correlação entre a iluminação fluorescente e câncer.


Talvez a origem deste mito esteja na confusão com relação às câmaras de bronzeamento artificial, que utilizam lâmpadas de funcionamento parecido, porém totalmente distintas das lâmpadas fluorescentes de uso residencial.


Mito 3: Lâmpadas fluorescentes provocam dor de cabeça. 


Também não é verdade... O mito da dor de cabeça persiste porque durante muito tempo as lâmpadas fluorescentes eram usadas quase que apenas em ambientes de escritório, onde atividades estressantes e constantes tendem a provocar dor de cabeça... mas não pela luz, e sim pela atividade em si!


Fonte: http://www.golden.blog.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...