Somos uma loja de utilidades, presentes e lustres e queremos com esse blog nos aproximarmos de você, nosso cliente e amigo, trazendo para vocês muitas dicas de cozinha, limpeza, organização e claro, muitas receitinhas deliciosas.

terça-feira, 26 de abril de 2011

FEIJÃO PRETO CASEIRO

Na mesa de todo bom brasileiro não pode faltar aquela dobradinha deliciosa que é o arroz branco e um delicioso feijão. Mas, nem todo mundo sabe preparar esse prato simples, mas extremamente importante nas nossas refeições.


O feijão preto é uma boa fonte de fibra para baixar o colesterol, assim como a maioria dos outros legumes. Além de diminuir o colesterol, o feijão preto possuí um alto teor de fibras que impede que os níveis de açúcar no sangue subam muito rapidamente após uma refeição, fazendo com que estes sejam uma escolha especialmente recomendável para os indivíduos com diabetes, resistência à insulina ou hipoglicemia. Quando combinado com grãos integrais como o arroz integral, o feijão preto fornece uma proteína de qualidade praticamente livre de gordura elevada. Pode já estar familiarizado com a fibra de grãos e de proteína, mas isso está longe do que aquilo que todos os feijões pretos têm para oferecer.


Então, vamos ao que interessa!! É só seguir a receita abaixo e depois saborear!!





INGREDIENTES


- 2 xícara(s) (chá) de Feijão Preto
- 2 colher(es) (sopa) de óleo de soja
- 1/2 unidade(s) de cebola picada(s)
- 2 dente(s) de alho picado(s)
- 1 folha(s) de louro
- quanto baste de sal
- quanto baste de pimenta-do-reino branca moída(s)




MODO DE PREPARO


1 - Escolha o feijão, retirando todos os que estejam quebrados, murchos, secos, enrugados e as pedras, que infelizmente, costumam vir junto, às vezes, dependendo da procedência do grão. É que o feijão é seco, nas fazendas em um terreiro, às vezes, um simples pedaço de chão batido.

2 - Lave bem (umas duas ou três vezes, até a água sair limpa) e coloque-o de molho em água que o cubra, de um dia para o outro. Esse passo é importante, principalmente quando o feijão estiver mais velho e mais duro, pois vai amolecê-lo e você economizará tempo no cozimento.

3 - Leve o feijão ao fogo em panela de pressão , com a folha de louro e água (o suficiente que cubra) por cerca de 30 minutos. Esse tempo pode variar, dependendo do tipo e do tempo de colheita do feijão. Se não tiver panela de pressão, este tempo pode chegar a duas horas. Abra a panela com cuidado. O feijão deverá estar bem macio, alguns grãos já se abrindo. 

4 - Leve uma panela ao fogo. Quando aquecer, coloque o óleo. Junte a cebola e o alho picados e refogue, até que a cebola esteja transparente.

5 - Acrescente umas 2 xícaras do feijão já cozido, sem o caldo. Refogue-o e esprema-o com o auxílio de uma colher. Este processo fará com que o caldo engrosse mais.

6 - Junte umas 2 xícaras do caldo do cozimento, salgue e deixe ferver, até que esteja quase seco. Junte, então, uma xícara de água e deixe ferver mais um pouco. Este é um truque que faz com que o caldo fique mais grosso. Quando estiver na densidade que aprecia, misture ao restante do feijão cozido e estará pronto.


Fonte da receita: www.cybercook.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...