Somos uma loja de utilidades, presentes e lustres e queremos com esse blog nos aproximarmos de você, nosso cliente e amigo, trazendo para vocês muitas dicas de cozinha, limpeza, organização e claro, muitas receitinhas deliciosas.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

UTILIZANDO SUA GARRAFA TÉRMICA



HISTÓRIA DA GARRAFA TÉRMICA

No final do século XIX, em 1896, o físico escocês, Sir James Dewar, estudava entre outras coisas, a liquefação de gases. Para isso ele fazia estudos de como os gases se comportavam sob temperaturas e pressões diferentes. Nesse estudo ele utilizava recipientes que não conduziam calor. Mas não era suficiente. Era preciso isolar o seu conteúdo do meio ambiente. Então ele selou duas garrafas, uma dentro da outra, e retirou o ar dentre elas, criando vácuo. Só em 1904 é que os dois alemães que fabricavam estas garrafas para Dewar - Burger e Aschenbrenner - perceberam o valor comercial do produto e passaram a fabricar, em maior escala e com maior aprimoramento, as garrafas que até então eram só usadas em laboratórios.

PRINCÍPIOS DA GARRAFA TÉRMICA

Princípios de troca de calor e isolamento.
O ar é um bom isolante térmico, contanto que esteja parado. Muito melhor é a ausência do ar: o vácuo. Vácuo é uma palavra proveniente do latin vaccus que significa vazio. Então o vácuo é um espaço sem matéria. Na prática utilizamos o termo vácuo ao referirmo-nos a um espaço do qual a maior parte do ar, ou de outro gás, foi retirada. 

Na garrafa térmica, embora o vácuo seja o principal fator de seu poder isolante, outros detalhes de sua estrutura colaboram para esse efeito. Ao retirar o frasco de vidro (a ampola) do estojo que o envolve, percebe-se que se levou em conta as três maneiras pelas quais o calor pode ser transferido de um corpo para outro: CONDUÇÃO, CONVECÇÃO e IRRADIAÇÃO. 

- CONDUÇÃO: ao aquecer uma extremidade de uma barra de ferro cada molécula transfere o calor recebido à molécula vizinha e, assim, ele se propaga por toda a barra.
- CONVECÇÃO: quando um líquido é aquecido num recipiente, a camada que está em contato com o fundo aquece-se por condução. Ao se aquecer, esta parte se expande, fica menos densa e sobe para a superfície que está mais fria. O líquido frio desce para tomar o lugar do que subiu, e se aquece. Este movimento que leva o calor do recipiente para todo o líquido é chamado convecção.
- IRRADIAÇÃO: para chegar a terra o calor do sol atravessa o espaço. A transmissão é feita por meio de ondas que se irradiam do sol. Tal propagação é chamada de irradiação. Ela não precisa de um meio material para se propagar. Outros exemplos de transmissão de calor por irradiação são as churrasqueiras e lareiras.

Na garrafa térmica o frasco que chamamos de
ampola, é feito de vidro que é mau condutor de calor, impedindo que por condução o calor passe do interior para o exterior ou vice-versa. As paredes são duplas e entre elas existe vácuo; algum calor que conseguisse atravessar a primeira parede não conseguiria chegar à outra por convecção, isto é, transportado pelo movimento do ar. As paredes são espelhadas, cobertas por um fina camada de nitrato de prata que, refletindo o calor, impede sua propagação por irradiação.

CONSERVAÇÃO
Antes de utilizar seu produto faça o teste de Eficiência Térmica:

Para bebidas quentes:
- Aqueça previamente (escaldar) a interna de sua garrafa com água quente (não fervente);
- Após a escaldação coloque água fervente (65 graus), feche bem o produto e deixe repousar por no mínimo 4 horas antes de utilizar o produto;
- Após o repouso mínimo de 4 horas verifique se a água continua quente. Se a resposta for sim, pronto, sua garrafa térmica está pronta para uso. Caso contrário, não coloque café e retorne à loja para que troquem sua garrafa.
Para bebidas frias:
- Esfriar previamente a  interna de sua garrafa com água fria (não ponha pedras de gelo dentro da garrafa).
RECOMENDAÇÕES
- Utilize a capacidade total da garrafa;
- Mantenha sempre bem ajustados os componentes (rolha e fundo) do seu produto;
- Não utilize as garrafas térmicas com bebidas gaseificadas;
- Mantenha sempre na posição vertical para evitar vazamento;
- Evite a utilização com leite, pois por se tratar de um produto perecível, este não deve permanecer por longo tempo fora da refrigeração;
- Nunca utilize água sanitária ou cloro para a higienização.
HIGIENIZAÇÃO
- Esperar o produto encontrar-se na temperatura ambiente;
- Quando utilizado líquido quente: lavar com detergente neutro e enxaguar com água morna em abundância;
Quando utilizado líquido frio: lavar com detergente neutro e enxaguar com água em temperatura ambiente;
- Em caso de resíduos resistentes: lavar com detergente neutro e enxaguar com água morna em abundância, após a lavagem, encher o produto com água morna e 02 (duas) colheres de bicarbonato de sódio, deixando em repouso por no mínimo 2 horas e em seguida enxaguar com água morna.
Com esses cuidados você conseguirá obter uma ótima performance e uma boa conservação do seu produto.
Que tal um cafezinho?
Fonte: www.termolar.com.br
            www.invictaonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...